O verão e o aumento da temperatura pode criar condições mais propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da dengue. Por isso a vacinação se torna tão importante neste momento.
O Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os casos são mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente.
Do total de casos constatados no Brasil, 1.474, ou 0,05% do total são casos de dengue grave, também chamada de dengue hemorrágica. O país é o segundo na região com o maior número de casos mais graves, atrás apenas da Colômbia, com 1.504 casos.
O número de casos de dengue no Brasil pode chegar a 5 milhões, em 2024, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
A projeção do aumento de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial calor e chuva intensos, e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil. Atualmente, os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no país, em uma situação considerada “incomum”.
A dengue é a infecção viral mais comum transmitida a humanos picados por mosquitos infectados. É encontrado principalmente em áreas urbanas em climas tropicais e subtropicais.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
A prevenção inclui medidas como o controle de mosquitos, o armazenamento adequado de água, a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, a conscientização pública sobre como se proteger das picadas de mosquito e a vacinação.
O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS), que a princípio irá priorizar a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
A vacina lançada em 2023 tem o nome comercial Qdenga (TAK-003) e é do laboratório japonês Takeda Pharma. Ela está indicada para pessoas de 4 a 60 anos de idade, de modo que boa parte da população terá que buscar a imunização na rede privada.
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. A eficácia geral foi de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo.
Vacine toda a sua família contra a Dengue no IPVACIN.
➡️ Médicos de plantão para tirar suas dúvidas;
➡️ 26 anos de tradição em imunização.
📱 (11) 97308-3408
☎ Tel: (11) 2672-2287 ou 2671-5625
📍R. Eleonora Cintra, 474 – Jardim Analia Franco, São Paulo – SP
Leave a comment